Pratique esboços rápidos!

08/04/2013 21:39

 

Fonte: Desenho Online

Conseguir desenhar com bastante fluidez pode ser algo muito distante pra muita gente; principalmente para aqueles que sonham em ilustrar mas ainda não conseguem. Pensando nisso, digo-lhe que a simples cópia de desenhos que comumente as pessoas fazem, pode agregar alguns elementos, mas não fornecem bons resultados no desenvolvimento de um bom traço; afinal você fica limitando-o em virtude de uma busca muito minuciosa, precisa (principalmente para os perfeccionistas ao extremo); assim o traço fica curto e não sai com fluidez, transmitindo pouco da sua personalidade ao traçar.

Caso você deseja se tornar um ilustrador, será necessário que seu traço tenha estilo e fluidez; assim sugiro que treine mais os esboços rápidos, que serão com certeza uma boa opção para  você desenvolver um traço mais estilizado, limpo e preciso. Desta maneira você poderá desenhar a partir de uma foto, figura e principalmente ilustrando; seja com desenhos simples como o cartum, ou até mesmo com a figura humana. Desta forma você conseguirá não só levar para o papel aquilo que já estava retido na memória quanto medir aquilo que ainda falta saber para desenhar de memória.

Se você já tem poucas noções de anatomia humana ou qualquer outro tipo de figura, faça esboços rápidos, de no máximo uns 5 minutos, procurando deslizar o lápis sem forçar muito nem deixar o traço muito fraco. Caso não tenha estas noções, tire um tempo apenas para observar (uns 10 minutos basta), antes de ir para os esboços rápidos. Se achar a figura humana complicada, parta para figuras mais simples como plantas, árvores e derivados.

É bom ressaltar que é necessário estar atento a continuidade no traço (para que não haja muitas interrupções). A pressão no traço também é muito importante, e para saber qual é esta medida, digo-lhe que é como se estivesse apenas soltando o peso da mão (cuidado que não é o peso do braço); assim o traço ficará uniforme.

Portanto não se esqueça; sempre que estiver de bobeira, pegue uma folha ou sketchbook e pratique os esboços rápidos!