Lista das 10+ das Histórias em Quadrinhos!

21/02/2013 16:05

Como não fazer uma lista das 10+ sem falar das HQs?! Devido a grande variedade de títulos disponíveis no mercado, resolvi escolher os 10 que mais me chamaram a atenção, desde 1985 até hoje. Obras que nunca sairão da minha coleção de luxo particular e que sempre usarei como referência para as minhas artes e aulas. Boa leitura!

 

Asilo Arkham

Obra prima ilustrada por Dave Mckean que mostra o lado sombrio do manicômio mais famoso do universo da DC. O Coringa toma conta do lugar e faz um perigoso jogo mental com o Homem Morcego. Além da ilustração ser fantástica, a história tem uma excelente trama que prende até o fim.

 

Elektra Assassina

A origem da ninja assassina da Marvel é contada através da arte de Bill Sienkiewicz. Com uma ilustração singular, a história ganha diversos formatos durante a leitura. As vezes chega a ser cômica e tem páginas que são um banho de sangue. Destaque para o estereótipo do presidente dos Estados Unidos que é sempre visto com o mesmo rosto sorridente!

 

Hellblazer – Hábitos Perigosos

O mais fascinante deste personagem é o modo como ele simplesmente desafia o oculto. Um simples mortal que consegue enganar o próprio diabo e ainda se livrar dos problemas com um sorriso sarcástico no rosto. Hábitos Perigosos foi a primeira história que li do personagem e de longe a melhor de todas. O filme, protagonizado por Keanu Reeves, foi parcialmente baseado nesta HQ, mas não teve o mesmo impacto.

 

Orquídea Negra

Este é um personagem pouco visto nos quadrinhos, tanto naquela época, como agora. O artista Dave Mckean, deu seu toque pessoal ao produzir uma HQ que encanta pelas ilustrações e pelo conteúdo da história, que chega a ter personagens do universo da DC como Batman, O Monstro do Pantano, Hera Venenosa, e outros.

 

Batman vs Predador

Dificilmente crossovers chamam tanta atenção. É o caso deste que rendeu ainda mais 2 continuações, mas sem a beleza do primeiro. Desenhada por Adan Kubert (que logo depois desenharia os X-Men), a HQ mostra o primeiro encontro do Homem Morcego com o caçador interplanetário, revelando um embate de armas sem igual! É a primeira vez que Batman veste a armadura com visão em radar, mostrada no filme Batman, Cavaleiro das Trevas.

 

Homem Aranha – Marandi

Este é suspeito por se tratar da minha primeira HQ! Criada em 1986 em formato Graphic Novel, a HQ conta a história de uma garota de um universo estranho que vem pedir ajuda ao aracnídeo da Marvel, fazendo-o lutar com uma criatura sem igual feita de magia. A capa me chamou muita atenção quando criança e até hoje curto desenhar monstros assustadores! O desenho tem um estilo bastante antigo, mas vale a pena ler!

 

Arma X

Lançada e relançada diversas vezes (pelo que sei foram 5 ou 6 vezes) desde 1985, esta história conta a principal origem do mutante mais furioso da Marvel. Desde então inventaram os implantes de memória que colocaram nele a fim de vender inúmeras origens deste personagem. Até Wolverine e seus fãs já estão cansados de tanta manipulação, mas não pode ser esquecido de ser mencionado nesta lista!

 

Ronin

Brilhante minissérie de Frank Miller que mostra um recente treinado samurai que ao falhar em proteger seu mestre, se torna um Ronin (samurai sem honra) e que parte em busca de seu inimigo. A trama se passa no passado em paralelo com uma história futura, lembrando muito o desenho animado do Samurai Jack de Genndy Tartakovsky. Até hoje espero uma filmagem desta história que tem um final surpreendente.

 

Justiceiro, Retorno ao Grande Nada

O personagem já tem grande carisma por ter a idéia anti-herói de aniquilar com todos os bandidos que cruzam seu caminho. Nesta história, vemos como ele persegue uma grande quadrilha, desde o menor traficante até os grandes barões do crime, enquanto descobre que um deles é seu antigo sargento que o humilhava na época do exército em seu batalhão, na guerra do Vietnã. Vale a pena conferir.

 

Marvels

Uma minissérie de luxo que qualquer colecionador deve ter no seu acervo. A história desta HQ é contada através do ponto de vista de um simples repórter que acompanha a vida dos heróis da Marvel desde a época em que eles surgiram na Segunda Guerra Mundial com a estréia do Capitão América, passando pelo racismo mutante e chegando até os grandes eventos que o universo Marvel já presenciou, o qual envolvia todos os personagens. Simplesmente inesquecível!

 

 

Existem muitos outros que gostaria de ler, como Sandman (só pelos roteiristas tenho certeza que é ótimo), The Walking Dead (só pelo sucesso do seriado), Thundercats (personagens que curto desde a infância!), uma minissérie especial do X-Men (despedida de Chris Claremont no roteiro e Jim Lee como desenhista), Sin City e alguns mangás como Samurai X, Dragon Ball...  são tantos! Com a criação dos tablets, agora fica muito mais fácil e agradável acompanhar as HQs digitais, além de ter toda uma coleção da clássicos antigos disponíveis na internet!