Dragões no cinema!

07/08/2012 17:08

Seres inteligentes, entidades mitológicas ou, simplesmente animais? Os dragões fascinam o mundo da ficção e fantasia e cativam a imaginação dos aficcionados pelo tema. Os mais famosos do cinema são listados abaixo:

Tiamat

Devido ao lendário desenho animado “Caverna do Dragão”, sucesso desde a década de 80, o dragão Tiamat é, talvez, o dragão mais famoso do mundo da fantasia. Infelizmente, até hoje esta animação não obteve um longa metragem, que com certeza, aos olhos dos fãs, faria um enorme sucesso.

Sheng Long

Dragon Ball Z é um anime que faz sucesso desde a década de 90. Infelizmente a versão live action deixou a desejar. O filme, ao contrário do desenho, foi um completo fracasso de bilheteria. Para não dizer que o filme é 100% péssimo, há 5 segundos de cena (!) onde o famoso dragão Sheng Long surge quando Goku consegue unir as sete esferas do dragão.

Dragões do Reino de Fogo

O filme “Reino de fogo” tem ótimos atores, mas a história é fraca. Para os fãs “draconianos” o que conta neste filme são os excelentes efeitos especiais destes animais. Eles foram feitos baseados em estudos de vários répteis e os criadores do filme ainda se preocuparam em dar uma explicação plausível sobre as rajadas de fogo.

Banguela

A dupla Banguela e Soluço da animação “Como Treinar seu Dragão” cativou o público deste gênero. Os vários dragões do filme foram retratados em diversas formas para caracterizar os diversos tipos de personagens. A animação já é excelente, e se fosse um live action, seria fenomenal e inesquecível para qualquer um.

Draco

Coração de Dragão é um filme que fez sucesso em sua época, por se tratar de um tema que há muito tempo não se via nas telas do cinema e além do fato de ser o primeiro personagem digital a interagir com os atores. A idéia de um dragão ser inteligente e falar já era bastante conhecida entre os fãs e quem da vida ao personagem é o ator Sean Connery. Dennis Quaid completa o elenco. Um filme que vale a pena ver pela grande história.

Saphira

O dragão fêmea do cavaleiro Eragon, que leva o nome do filme, não pode ser esquecido. Infelizmente o filme não foi um grande sucesso e sua franquia para três filmes foi cancelada. Os livros em que foram baseados os roteiros continuaram a ser vendidos e a história encontrou seu fim no quarto volume. Com certeza, um prato cheio para os fãs e altamente recomendado!

Dragão Dourado

Este dragão é filho da mãe de Grendel, com Beowulf na animação cinematográfica de “A Lenda de Beowulf” de 2007. A coreografia da luta entre ele e o protagonista, juntando com a bela animação do filme, merecem ser citados nesta lista. Pena que ele só surge no final.

Fell Beast

A montada dos Nazguls em “O Senhor dos Anéis” não é exatamente um dragão, mas é o mais próximo disso que há neste filme. Um clássico como este, neste gênero de filme, não deveria passar sem uma referencia aos dragões, justamente para não decepcionar os apreciadores destes animais.

Buraki

Este foi um filme feito para a televisão onde os efeitos especiais criados para os dragões não foram esquecidos. Na história há o Buraki, um dragão malévolo que caça uma mulher destinada a um ritual secular. A história onde dragões lutam na atualidade, destruindo prédios e avenidas, diferente das histórias medievais, vale a pena ser conferida, apesar do filme ser fraco.

Smaug

O filme “O Hobbit” ainda não foi lançado, mas é conhecido dos fãs e dos leitores do livro que no final há um dragão, cuja história é contada pelo protagonista Bilbo Bolseiro no filme “O Senhor dos Anéis”. Vamos esperar que o personagem draconiano esteja à altura da expectativa do filme!

Existem muitos outros filmes sobre dragões, inclusive os antigos (“Simbad e a Princesa”, da década de 60 é um deles, onde no final surge um dragão azul em efeitos de Stop Motion, técnica utilizada na época) e a maioria deles não fez sucesso ou foi direto para a televisão, mas para os admiradores do tema, estes filmes sempre terão um espaço na cultura cinematográfica!